Um pouco da minha história!
Minha história com a cozinha começou em casa, ainda criança. Meu pai, descendente de italianos amantes da boa mesa, era autor de almoços que reuniam família e amigos em torno de pratos tradicionais da culinária brasileira.
Quando criança adorava observar as pessoas cozinhando, sentia que pertencia a esse universo. Aos 8 fazia saladas e comidas cruas, aos 9 anos já cozinhava. Minha avó materna também foi uma fonte de inspiração pra mim. Era ela quem permitia que eu ficasse ao lado do fogão observando-a cozinhar. Foram dias e dias, anos e anos observando. Assim aprendi e desenvolvi esse dom.
Aos 13 anos me tornei vegetariana. Percebi que podia escolher o que gostava de comer e assim o fiz. Foi aí que minha pesquisa na área da Alimentação Consciente teve início.
Comecei a sentir que meu corpo respondia de forma diferente de acordo com o que eu comia, de acordo com os hábitos que desenvolvia. Dos 15 aos 17 aprofundei a pesquisa com relação ao glúten e a lactose. Descobri que vários sintomas que sentia tinham relação com a forma que me alimentava, mais uma mudança à vista.
Aprendi que ouvir meu corpo é a melhor forma de me alimentar. Tudo que está a minha volta me nutre. O melhor alimento é seguir nesse Caminho com Amor!
A serviço da transformação e das possibilidades ofereço processos de transição e regeneração, além de Jornadas Terapêuticas. Em 2009 tive a oportunidade de co-iniciar o movimento Transition Towns na minha cidade natal, Rio de Janeiro com um grupo incrível. Faço parte do Hub Brasileiro de Transição.
Exploro e ofereço práticas de transição interior, autodescoberta e regeneração através de ferramentas como: comunicação consciente e não-violenta (CNV), ecologia profunda, alimentação consciente e culinária intuitiva, meditação, terapia floral, aromaterapia, gestão de possibilidades, escrita criativa e arte. Desenho jornadas, experiências, retiros, workshops, treinamentos e consultorias. Também presto atendimento individual, para grupos e/ou organizações.
Sou formada em Relações Internacionais, com especialização em Moda e Estudos Culturais e em Design para Sustentabilidade pela Educação Gaia (2009, Rio de Janeiro) curso reconhecido pela UNESCO. Estudei Design Gráfico por 4 anos. Também fiz mestrado em Psicossociologia das Comunidades e Ecologia Social. Formada em 2017 pela Transition Network, com Naresh e May East na Eslovênia como Transition Trainer. Regenerative Practitioner pelo Regenesis Institute. Sou co-fundadora e netweaver da Regional do Pathwork® Portugal e fundadora do Nomad Food Lab - um projeto solo de culinária e cultura a base de plantas (plant based).
Neste momento estou a morar na Costa Oeste de Portugal, onde desenvolvo meu trabalho, embora siga a viajar.
@nomadfoodlab
@gabrielamonteiro.consciouslife